Uma cena emocionante vem cativando os moradores do Conjunto Água Branca, e ressaltando a importância da valorização dos servidores da coleta de resíduos em Contagem. Nos dias que o caminhão do “Contagem Mais Limpa” passa recolhendo o lixo no bairro, o pequeno Yan corre para a porta de casa e faz a festa, comovendo a vizinhança e os trabalhadores.
O pequeno, de apenas 2 anos de idade, mostra toda a sua admiração pelos servidores da limpeza urbana e tem construído uma bela amizade com a equipe. A relação virou até tema de reportagem da RecordTV Minas, mostrando toda a alegria de Yan ao encontrar os seus ídolos: os servidores da coleta.
Desde cedo, Yan demonstrou um carinho especial pelos agentes de limpeza urbana. A mãe do menino, Daniela Cristina, relembra como tudo começou. "Quando ficávamos na janela da casa da minha mãe, sempre víamos o caminhão passar. Ali, ele começou a cumprimentar os agentes. Quando começou a andar, ele queria ir para a rua quando eles vinham, desde então, ele fica pulando e correndo atrás do caminhão querendo ajudar, cumprimentando a todos com felicidade”, conta.
Esse gesto de carinho logo se tornou uma troca de afeto mútuo entre Yan e os coletores da região. A equipe da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos de Contagem se emociona com a relação. Adrielly Alves, assistente social da equipe de Promoção Socioambiental, ressalta que "Foi com muita alegria que a equipe recebeu a informação sobre o carinho do menino Yan com os coletores. A valorização da população junto aos agentes de limpeza urbana é o reconhecimento dos benefícios gerados a todos a partir do trabalho desses profissionais. A integração entre a população e os agentes é um dos pilares do programa “Contagem Mais Limpa”. Parabéns aos pais do Yan e à equipe de coletores", celebrou.
O sentimento de gratidão também é compartilhado pelos próprios coletores, como Cristiano Fidelis, um dos membros da equipe de coleta convencional. "Eu, pelo reconhecimento da população de Contagem, quero agradecer, primeiramente, ao Consórcio Contagem Limpa por ter nos dado a oportunidade como funcionários. E também quero agradecer à população pelo reconhecimento e o carinho que tem conosco. Isso faz com que nosso crescimento profissional vá se modificando a cada dia. Esse é o nosso empenho, ser melhor a cada dia que saímos de nossa casa”, afirmou.
A festa que Yan faz com os coletores não apenas destaca a importância desses profissionais para a comunidade, mas também mostra como pequenos gestos de carinho e integração podem criar laços valiosos e inspirar todos ao redor. A história do pequeno Yan e sua ligação com os agentes de limpeza é um exemplo tocante de como a valorização mútua pode enriquecer a vida das pessoas e fortalecer os laços comunitários.
Promover uma boa convivência entre a população e os agentes de limpeza, como exemplificado pela amizade do menino Yan com os coletores, é apenas o primeiro passo de um conjunto de iniciativas que visam tornar Contagem um lugar mais limpo, saudável e sustentável para todos os seus moradores.
Com o “Contagem Mais Limpa”, a Prefeitura busca, não apenas resolver questões de higiene e estética, mas também promover a conscientização ambiental, a educação da comunidade e a busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados no âmbito da limpeza urbana. O carinho demonstrado pelo menino Yan e a resposta positiva dos agentes de limpeza refletem a importância de uma relação harmoniosa entre o poder público e a comunidade, um passo crucial para alcançar os objetivos mais amplos do programa.
O Programa Contagem Mais Limpa
O programa "Contagem Mais Limpa", conforme o Decreto Municipal Nº 336, de 05 de outubro de 2021, tem como finalidade promover a gestão compartilhada com a sociedade civil para a manutenção de forma regular e efetiva dos serviços de limpeza urbana, visando a otimização dos recursos, a universalização do atendimento e a inclusão sócio produtiva, tendo como base o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS.
O programa é coordenado pelas secretarias Municipal de Obras e Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos e Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos, tendo como pilares o atendimento à legislação, diagnóstico, planejamento, monitoramento e universalização do serviços e principalmente a participação da população.
A princípio, os projetos desenvolvidos no programa são: mobilização social e educação ambiental para a limpeza da cidade, monitoramento e fiscalização na prestação dos serviços e ação da população, requalificação dos ecopontos, valorização dos servidores, inclusão sócio produtiva de catadores(as) de materiais recicláveis e implantação do Ponto Limpo, Ponto Verde.
Todos os serviços, tais como coleta convencional, coleta seletiva, capina, roçada, varrição, ecopontos, operação do aterro sanitário, entre outros, já são realizados regularmente em todas as regiões da cidade e serão intensificados pelo programa.

Amizade entre Yan e os servidores da limpeza vem emocionando os moradores